A Justiça Federal do Amazonas determinou nesta quarta-feira, dia 3, que o auxílio emergencial do governo federal no valor de R$ 300 deverá ser prorrogado por mais dois meses devido ao novo surto de Covid-19 no estado.
Essa determinação vale apenas para o Amazonas, pois lá a situação tem sido preocupante e a pandemia vem ganhando força nas últimas semanas, o que tem feito com que muitas pessoas enfrentem sérios problemas financeiros e muitas famílias fiquem até sem dinheiro para comprar alimento.
A determinação do juiz federal Ricardo Augusto de Sales, é que caso a determinação não seja cumprida, a multa diária é no valor de R$ 100 mil. Em nota divulgada hoje, a AGU – Advocacia Geral da União, informou que processos em tramitação judicial não serão comentados.
O portal G1 tentou conversar com o Ministério da Cidadania, mas até o momento nenhum retorno foi dado. O juiz federal levou em consideração o colapso no sistema de saúde do Amazonas que enfrenta falta de oxigênio, de leitos e até de profissionais na área de saúde. No mês passado houve recordes nos números de internações, de mortes e o cenário ainda é caótico.
O pagamento desse auxílio emergencial do governo federal deve começar a ser pago no máximo em 15 dias, determinou a Justiça, mas somente para aqueles que atenderem aos requisitos já estabelecidos.
O Amazonas vem contando com doações para superar o momento difícil que vem atravessando devido à pandemia, e muitos pacientes infectados pelo novo coronavírus precisaram ser transferidos para outros estados.