in

Vacinação contra a Covid-19: em qual grupo você está?

Saiba qual é o seu grupo de vacinação e entenda quando você será vacinado.

Uol

O Brasil é um dos países que começou a realizar a vacinação da população para a Covid-19. Porém, inicialmente, apenas quem faz parte do grupo de risco poderá ser vacinado nos postos onde a vacina está sendo fornecida. O plano nacional de operacionalização para a vacinação contra a Covid-19 foi analisado e agora fica muito fácil saber em que momento você poderá receber o imunizante.

Publicidade

Quando você será vacinado

A vacina será administrada em duas doses, com um intervalo entre elas. O plano Nacional de vacinação foi divulgado na última semana e deixou claro que apenas uma parcela da população receberá a vacina inicialmente, então, para saber se você terá direito a esse primeiro estágio, basta saber se você faz parte de um desses grupos.

A princípio, serão vacinados os profissionais da Saúde, por exemplo, quem trabalha em hospital diretamente com pessoas contaminadas pelo vírus. Além disso, só serão vacinadas as pessoas que possuem mais de 60 anos; se você não está nesta faixa etária, precisará esperar mais um pouquinho para receber o imunizante.

Publicidade

As pessoas que residem ou trabalham em asilos e casas de repouso para idosos também estão no grupo prioritário para receber a vacinação.

Publicidade

Existem 77,2 milhões de pessoas no grupo prioritário

Também serão vacinados prioritariamente quem trabalha com educação, transporte, faz parte das forças de segurança, zonas portuárias e indústria. Pessoas que possuem doenças graves ou comorbidades que agravem a Covid-19 também receberão a vacina antecipadamente ao restante da população. Indígenas, quilombolas e ribeirinhos terão prioridade.

Publicidade

Se você não se encaixou em nenhuma dessas posições, então você não faz parte do grupo prioritário que receberá a vacinação antes do restante da população. Isso significa que a vacina só chegará a você após vacinação dos 77,2 milhões de brasileiros, que fazem parte do grupo prioritário. Para o seu grupo, ainda não existe data de início da vacinação.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.