in

Bill Gates financia projeto para ‘escurecer o sol’; efeitos colaterais podem ser devastadores

O milionário fundador da Microsoft quer financiar projeto para diminuir o aquecimento global.

Uol

Bill Gates é um milionário que foi o fundador da grande multinacional Microsoft. Segundo informações, ele estaria financiando um projeto bilionário que visa o escurecimento do sol para conter o aquecimento global. Gates estaria fornecendo a verba para que pesquisadores da Universidade de Harvard possam implementar o projeto.

Publicidade

Bill Gates pode financiar projeto para escurecer o sol

O projeto consciente basicamente em jogar um aerossol que teria a capacidade de diminuir a quantidade de luz solar que chegaria na superfície do planeta Terra. Segundo a revista Forbes, a ideia do projeto é fazer com que o aquecimento global seja diminuído.

O nome do experimento é Experimento de Perturbação Controlada Estratosférica traduzida do inglês, ou apenas SCoPEx. Os pesquisadores estão otimistas com os possíveis resultados que podem ser apresentados. As pesquisas foram iniciadas em 2017 e o projeto já pode começar a ser colocado em prática. Eles pretendem começar a borrifar um material atóxico denominado carbonato de cálcio, que de acordo com os estudos pode ser eficaz nessa empreitada.

Publicidade

Efetivos colaterais podem ser devastadores

Serão realizados testes enviando um balão para a atmosfera da Suécia para começar essa implementação em junho. Apesar de todo esse otimismo, muitos pesquisadores apontam que esse tipo de projeto pode causar muitos prejuízos ao clima do planeta. Eles apontam que lançar um produto na atmosfera pode fazer com que o clima seja alterado irremediavelmente.

Publicidade

Cientistas britânicos apontam que anteriormente, a provocação de erupções vulcânicas no México e Alasca também conseguiram reduzir as temperaturas médias da terra, porém, podem ter sido a causa central de uma seca devastadora na África, ou seja, não dá pra alterar o clima de uma região dando a completa certeza de que não acontecerá um dano ainda maior.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.