Prorrogação do Auxílio Emergencial já é tema de pelo menos 4 projetos

Alguns políticos tentam encontrar uma forma de voltar com o benefício e o tema tem sido debatido.

PUBLICIDADE

O Auxílio Emergencial chegou ao fim em dezembro do ano passado e tudo que há agora é o desejo de muitos brasileiros em poder voltar a contar com o auxílio, sendo que alguns políticos tentam justamente isso, mas sem sucesso até o momento.

PUBLICIDADE

Deputados que são contra o fim do auxílio querem prorrogá-lo por mais alguns meses e isso tem sido tema de pelo menos 5 projetos até agora, inclusive eles encontram-se em tramitação na Câmara dos Deputados.

O Decreto Legislativo 6/20 autorizava o governo a ter um gasto além do teto porque até dezembro foi considerado um período de calamidade pública e assim o auxílio pôde ser pago. O que os parlamentares alegam é que o país ainda se encontra em situação de calamidade pública, já que a pandemia vem ganhando força em vários estados.

PUBLICIDADE

O projeto de Lei 5509/30 do deputado Pompeo de Mattos, do PDT-RS, determina que o Auxílio Emergencial volte com parcelas de R$ 600 até o mês de março. O deputado afirma que o Brasil enfrenta grave crise econômica em decorrência da pandemia e que essa situação não terminou no mês passado.

Nesse momento tão difícil da vida do país e dos brasileiros, cabe ao Congresso Nacional exercer seu papel com responsabilidade e altivez, propondo iniciativas que possam nos conduzir para a saída desta grave crise sem sobressaltos institucionais“, explicou o deputado do PDT.

André Janones, deputado do Avante-MG, também tem um trabalho nesse sentido, é o Projeto de Lei 5536/20. Janones disse que esta seria uma forma eficaz de ajudar os trabalhadores e garantir que muitas famílias possam ter uma alimentação básica em meio a esta pandemia.

Outro projeto é do deputaddo Chiquinho Brazão, do Avante-RJ, o Projeto de Lei 5650/20. Tem ainda o Projeto de Lei 5514/20 do deputado Fábio Henrique, do PDT-SE, sendo que estes dois também querem o retorno do Auxílio Emergencial.