Demora na transferência causa 14 mortes por Covid-19 no estado do Amazonas

A demora para transferência de pacientes do interior do Amazonas para a capital já provocou várias mortes.

PUBLICIDADE

O Brasil inteiro acompanha o caos que se instalou no sistema de saúde do estado do Amazonas. Infelizmente, a situação ficou crítica e muitas pessoas perderam a vida por falta de oxigênio. Além disso, a demora para transferir pacientes do interior do estado para a capital já provocou, pelo menos, a morte de 14 pessoas por Covid-19 neste mês de janeiro.

PUBLICIDADE

O levantamento foi realizado pela Defensoria Pública da região do Médio Solimões. A crise provocada no estado, pela falta de oxigênio nas unidades de saúde, também afetou as cidades do interior do estado. Aproximadamente 30 pessoas perderam a vida em virtude de síndromes respiratórias e por Covid no período dos dias 15 e 19 de janeiro.

As mortes aconteceram pela falta de oxigênio ou remoção, segundo os defensores públicos. O estado do Amazonas já fez a transferência de mais de 300 pacientes com coronavírus para que pudessem dar continuidade ao tratamento em outros estados, após o sistema de saúde local entrar em colapso com o novo surto da enfermidade.

As cidades do interior não têm leitos de UTI e os pacientes que perderam a vida estavam aguardando na fila pela transferência, informou Márcia Milene, que atua na defensoria pública. “A nossa realidade é agir judicialmente, então a Defensoria tem tentado constantemente agir com pedidos judiciais, inclusive porque a realidade dentro do hospital, ela se modifica muito rápido”, falou a profissional.

A filha de um paciente relatou o drama com o pai que foi diagnosticado com Covid-19. Suzana disse que o pai, de 76 anos, está respirando com a ajuda de aparelhos e aguarda por uma transferência para Manaus. Segundo a mulher, eles falam todo dia que vão fazer a remoção, mas infelizmente acaba não acontecendo.

PUBLICIDADE