in

Tecidos roxos da época do Rei Davi e Salomão, citados na Bíblia Sagrada, são encontrados pela 1ª vez em Israel

Na Antiguidade, vestimentas nas cores púrpuras eram associadas à nobreza e aos sacerdotes.

JW.org

Uma descoberta incrível sobre a Bíblia Sagrada virou notícia nos últimos dias. Tecidos roxos, que são citados nas escrituras sagradas, foram achados no Vale do Timna, que fica localizado na região sul de Israel. O tecido é um reflexo da riqueza dos habitantes do local no período dos reinados de Davi e Salomão.

Publicidade

Os pedaços de tecidos da cor roxa foram encontrados durante escavações arqueológicas em Timna, que é um antigo centro de produção de cobre, segundo informação da AIA – Autoridade de Antiguidades de Israel, em um anúncio realizado em conjunto com Bar Ilan e Tel Aviv.

Essa é a primeira vez que tecidos tingidos de roxo são descobertos no local. De acordo com equipamento especial, que ajuda a estabelecer a datação, as fibras são da época em que Davi e Salomão eram reis. Para quem não sabe, na antiguidade as vestes na cor roxa estavam ligados aos nobres, sacerdotes e realeza.

Publicidade

“A magnífica tonalidade violeta, o fato de não desbotar e a dificuldade de produção deste corante, que se encontra em diminutas quantidades nos corpos de pequenos moluscos tornam o púrpura real uma cor de prestígio que costumava ser mais cara que o ouro”, explicou a pesquisadora.

Publicidade

A descoberta é histórica, já que até o momento somente cerâmicas com manchas roxas e conchas de moluscos foram encontradas, detalhe que comprova que existia uma indústria de corante roxo.

Publicidade

Para o especialista no assunto, Erez Bem-Yosef, que faz parte do Departamento de Arqueologia de Tel Avivi, os achados ajudam no aprofundamento do estudo sobre o reino de Edom, que era povoado por tribos nômades, em Israel. A descoberta reforça a hipótese de que existia uma elite no local, demonstrando que havia uma sociedade estratificada.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.