Uma descoberta incrível sobre a Bíblia Sagrada virou notícia nos últimos dias. Tecidos roxos, que são citados nas escrituras sagradas, foram achados no Vale do Timna, que fica localizado na região sul de Israel. O tecido é um reflexo da riqueza dos habitantes do local no período dos reinados de Davi e Salomão.
Os pedaços de tecidos da cor roxa foram encontrados durante escavações arqueológicas em Timna, que é um antigo centro de produção de cobre, segundo informação da AIA – Autoridade de Antiguidades de Israel, em um anúncio realizado em conjunto com Bar Ilan e Tel Aviv.
Essa é a primeira vez que tecidos tingidos de roxo são descobertos no local. De acordo com equipamento especial, que ajuda a estabelecer a datação, as fibras são da época em que Davi e Salomão eram reis. Para quem não sabe, na antiguidade as vestes na cor roxa estavam ligados aos nobres, sacerdotes e realeza.
“A magnífica tonalidade violeta, o fato de não desbotar e a dificuldade de produção deste corante, que se encontra em diminutas quantidades nos corpos de pequenos moluscos tornam o púrpura real uma cor de prestígio que costumava ser mais cara que o ouro”, explicou a pesquisadora.
A descoberta é histórica, já que até o momento somente cerâmicas com manchas roxas e conchas de moluscos foram encontradas, detalhe que comprova que existia uma indústria de corante roxo.
Para o especialista no assunto, Erez Bem-Yosef, que faz parte do Departamento de Arqueologia de Tel Avivi, os achados ajudam no aprofundamento do estudo sobre o reino de Edom, que era povoado por tribos nômades, em Israel. A descoberta reforça a hipótese de que existia uma elite no local, demonstrando que havia uma sociedade estratificada.