Um gravíssimo acidente ocorrido em uma estrada entre Havana e a província vizinha de Mayabeque, em Cuba, deixou 10 mortos. A informação foi confirmada pelas autoridades cubanas neste sábado (30). As vítimas são professores que viajavam em um ônibus, que acabou caindo de uma ponte na rodovia.
O trágico acidente ocorreu na noite da última sexta-feira (29), no município de Güines, que fica a 54 km de Havana. De acordo com informações das autoridades, além dos 10 óbitos, outras 25 pessoas ficaram feridas. Os sobreviventes feridos foram encaminhados para unidades hospitalares próximas e da capital cubana.
Em pronunciamento nas redes sociais, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel lamentou a fatalidade, e prestou solidariedade aos familiares das vítimas. “Lamentamos perdas de valiosas vidas humanas e feridos no acidente com um ônibus em Mayabeque. Nossas condolências a familiares e amigos”, afirmou Diáz-Canel em seu perfil oficial no Twitter.
Lamentamos pérdidas de valiosas vidas humanas y heridos en accidente de un ómnibus en Mayabeque. Nuestras condolencias a familiares y amigos. https://t.co/oiPyE5yI8s Via @Granma_Digital
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) January 30, 2021
O acidente
O coletivo saiu da estrada e acabou tombando sobre uma ponte, despencando de uma altura considerável. O acidente se deu no Km 70 da Rodovia Nacional. Em entrevista aos veículos locais, o médico Luis. A. Wong Corrales, diretor provincial de saúde em Mayabeque, disse que dos 25 sobreviventes, três deles foram encaminhados em estado grave para o Hospital Aleida Fernández, situado na cidade Güines.
Segundo informações repassadas pela imprensa local, os professores trabalhavam em Havana e eram transportados às suas províncias uma vez que as vilas onde vivem serão habitadas como centros de isolamento para pessoas que estão infectadas pelo coronavírus.