in

Conheça 6 alimentos essenciais para as mães que estão amamentando e que ajudam na produção de leite

Quando a mulher está amamentando, o corpo não para de produzir leite materno.

Pais&Filhos

Não é segredo que as grávidas e lactantes precisam ter uma alimentação saudável e equilibrada. Quando a mulher está amamentando, o organismo trabalha na produção de leite 24 horas por dia, ou seja, não para. Não existe um momento sequer no dia que o corpo não esteja ativo na produção do alimento do bebê.

Publicidade

Muitas mamães costuma relatar sentir fome constantemente. O apetite voraz vem justamente da quantidade de calorias que o organismo está usando para na intensa produção de leite. Portanto, é importante ingerir alimentos ricos em nutrientes para que o corpo tenha tudo que precisa na produção.

Existem alguns alimentos que, apesar de não ter comprovação clínica, são usados em todo o mundo para nutrir as mães que estão nessa fase. Eles contêm vitaminas, minerais, gorduras saudáveis e antioxidantes, nutrientes ideais para essa fase da vida.

Publicidade

Abacate

Rico em nutrientes e gordura saudável, vai ajudar a manter a sensação de saciedade. Além disso, é rico em vitamina B, C, E e K, potássio e folato. E claro, é um alimento muito saboroso e versátil.

Publicidade

Nozes

Fonte saudável de ácidos graxos e proteínas. Também é rica em minerais como cálcio, zinco e ferro, sendo considerado em várias partes do mundo como um alimento lactogênico.

Publicidade

Cogumelos

Além de saborosos, eles são considerados alimentos que ajudam na produção do leite materno. Também são ótimas fontes de polissacarídeo beta-glucano, por isso, é um aliado nessa fase da vida da mulher.

Vegetais com folhas verdes

O consumo desse tipo de alimento é benéfico para a saúde. Os vegetais dessa cor têm nutrientes importantes para a produção de leite. Algumas mulheres tem receio de ingerir brócolis ou repolho por causa da gaseificação que pode provocar nos recém-nascidos. Contudo, isso não seria verdade, já que os carboidratos não chegam a ser transferidos para o leite.

Sementes

Elas são ricas em minerais importantes como cálcio, zinco e ferro, e também contém gorduras saudáveis em sua composição nutricional. Existem diversas variedades como gergelim, abóbora e girassol.

Cúrcuma

Possui propriedade anti-inflamatória, sendo uma aliada na prevenção da mastite, que pode ser um problema bem doloroso para as mamães.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.