in

TDAH: conheça detalhes e sintomas do transtorno psíquico que acometeu Fiuk na infância

O especialista falou sobre a doença e os sintomas da condição que afeta 5% das crianças.

Extra

O BBB 21 já começou e o cantor Fiuk virou o centro das atenções. O famoso entrou como sendo um dos favoritos do reality show, porém algumas atitudes do rapaz não tem agradado o público. Nas redes sociais, até já foi criado uma campanha para poder retirar o jovem, mas vale frisar que o famoso já entrou imunizado pelo público na primeira semana.

Publicidade

Fiuk é cantor e ator e deixou os telespectadores comovidos ao relatar a sua luta contra o TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, a condição afeta cerca de 5% das crianças que podem acabar carregando os sintomas para a fase adulta, se não for tratado corretamente durante a infância.

Conforme o especialista Fabio Barbirato, que é chefe da Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, o diagnóstico precisa ser feito por um profissional especializado. O médico explicou que algumas outras condições também podem produzir os mesmos sintomas do TDAH, com é o caso da ansiedade.

Publicidade

Algumas circunstâncias que provocam ansiedade, como, por exemplo, a separação dos pais, os pequenos tendem a ficar mais sem atenção do que o habitual. O diagnóstico do TDAH é clínico, porém o profissional pode pedir que sejam realizados exames se houver alguma dúvida. A maior diferença da condição em relação a outros transtornos psíquicos é a questão da hereditariedade.

Publicidade

Hoje em dia já ficou constatado que esta condição é que mais tem influência genética. De acordo com o especialista, existem três tipos diferentes de TDAH, hiperativo-impulsivo, perfil desatento e o perfil combinado, que em características das duas formas.

Publicidade

A psicopedagoga Luciana Brites explica que a forma mais delicada da condição é a desatenção, pois pode se manifestar em crianças que são silenciosas, retardando o diagnóstico do problema. Os sintomas do TDAH são falta de senso de perigo, dificuldade de completar tarefas simples, agitação extrema, distração, impulsividade, impaciência e inquietação. Caso seu filho apresente os sintomas, procure a ajuda de um médico, pois somente o profissional pode dar o diagnóstico e prescrever o tratamento correto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade