Auxílio emergencial: governo sofre com pressão e já mostra interesse em lançar o novo Bolsa Família

Vários políticos estão buscando uma forma de retornar com o auxílio emergencial.

PUBLICIDADE

O governo federal, diante da pressão que vem sofrendo para retornar com o auxílio emergencial, já demonstra desejo no novo Bolsa Família e assim conseguiria ganhar tempo. O objetivo seria diminuir a pressão e conseguir estudar melhor o impacto que a volta do benefício poderia trazer.

PUBLICIDADE

De acordo com o portal A Tarde, o Ministério da Economia consultou especialistas e também outros setores do governo para tentar criar novas regras do benefício que é voltado para as famílias que estão em situação de extrema pobreza.

Um estudo aponta que seria possível focalizar a concessão do auxílio, garantindo uma despesa bem menor do que foi previsto a princípio.

Mas isso não significa que a equipe econômica está cedendo à pressão e irá voltar imediatamente com o auxílio emergencial, pelo contrário, o que corre nos bastidores é que existe a convicção de que é preciso aguardar um pouco mais.

O jornal O Estado de São Paulo obteve através de uma fonte a informação de que o mercado financeiro estaria pronto para assimilar a possível volta do benefício. Onyx Lorenzoni, ministro da Economia, deu uma entrevista esta semana à rádio Bandeirantes e disse que já foi concluído o projeto para o novo Bolsa Família e que deve ser revelado nos próximos dias.

PUBLICIDADE

De acordo com o Estadão, esse novo Bolsa Família passaria de R$ 190 mensais para R$ 200, mas seria feito um ajuste no requisito referente à renda para quem deseja se inscrever no programa, assim seria possível cadastrar 300 mil famílias que se encontram em situação de extrema pobreza.