in

Novo estudo afirma que esquizofrenia eleva o risco de morte por Covid-19 em três vezes

A doença mental entrou para a lista de fatores de risco da Covid-19 recentemente.

Noticiasaominuto

A pandemia do coronavírus tem feito milhares de vítimas no mundo inteiro. Desde o final do ano de 2019, o planeta teve que aprender a lidar com o vírus que mudou completamente a vida em sociedade. Para conter a proliferação desenfreada da enfermidade várias medidas foram orientadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

Publicidade

Entre essas medidas estão a higienização das mãos com água e sabão ou quando não for possível o uso de álcool gel. A máscara de proteção facial e o distanciamento social também foram adotados pela maioria dos países para tentar evitar o avanço da doença. Como é uma enfermidade nova, pesquisadores compartilham novidades sobre a doença constantemente.

A lista de fatores de risco para o coronavírus continuam aumentando e o item mais recente é a esquizofrenia. A conclusão é de um estudo realizado pela universidade americana de Nova York, nos Estados Unidos. Conforme a pesquisa que foi publicada nesta última quarta-feira, 27 de janeiro, as pessoas que sofrem com este transtorno mental tem maior chance de morrer devido ao vírus.

Publicidade

Os portadores de esquizofrenia tem três vezes maior chance de perder a vida do que aquelas que não sofrem de nenhum distúrbio psiquiátrico. Isso quer dizer que a esquizofrenia se tornou o segundo fato de risco mais perigoso, ficando apenas atrás da idade. De acordo com os cientistas, a pesquisa apontou que indivíduos com outros tipos de problema mental, como ansiedade, não tem risco maior de morte pelo vírus.

Publicidade

Para poder chegar a conclusão neste estudo, os profissionais fizeram a análise de mais de 7 mil registros de pacientes que foram tratados com o novo coronavírus no auge da pandemia. Desta maneira é possível ter uma melhor compreensão da enfermidade e o que pode contribuir para a alta taxa de mortalidade que foi observada nos pacientes que sofrem com esquizofrenia.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.