in

Idosa de 95 anos morre carbonizada em asilo e é enterrada como indigente; família não ficou sabendo

A tragédia foi registrada na cidade de Itaboraí (Rio de Janeiro) na madrugada da última quarta-feira (27).

Plantão Enfoco/Divulgação | Gazeta de Barretos/Divulgação

Uma idosa de 95 anos morreu carbonizada em um asilo na cidade de Itaboraí (Rio de Janeiro) na última quarta-feira (27). O incêndio atingiu a Casa de Repouso Céus Saúde durante a madrugada, e os funcionários do local não teriam conseguido salvar a vítima a tempo.

Publicidade

Dona Zumira Cândida da Silva foi enterrada como indigente. O corpo foi sepultado no Cemitério Municipal São João Batista, no centro da mesma cidade, tendo em vista que o laudo comprobatório de sua identidade não havia ficado pronto.

Família da idosa alega descaso por parte do asilo

Os parentes de Dona Zumira alegam que não foram informados sobre o falecimento da idosa. “O incêndio aconteceu de madrugada e eles só nos avisaram bem depois. Falaram que não queriam nos incomodar”, afirma Elaine Raniel Maia, neta da idosa. Os responsáveis pelo local teriam solicitado o recolhimento de amostras de DNA pelo IML (Instituto Médico-Legal) a fim de que a identidade da idosa pudesse ser esclarecida, com resultados ficando prontos em prazo de seis meses.

Publicidade

Após a tragédia, os familiares querem que a dona do asilo feche o local, tendo em vista que outros idosos poderiam ser vítimas de novos acidentes desta natureza. Ainda segundo a neta, Zumira foi encaminhada para o local no último dia 4 de janeiro após ser vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Publicidade

A responsável pelo asilo, por sua vez, nega a versão da família. Segundo ela, todos os idosos que residem no local foram retirados a tempo, antes do incêndio tomar grandes proporções. Por conta da incompatibilidade de narrativas, o caso será investigado pela Polícia Civil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com