in

Você sabe por que os pés crescem durante e após a gravidez? Especialista explica e diz como evitar

Entenda se é possível perceber o aumento dos pés e como evitar que esse tipo de situação aconteça.

Fatos Desconhecidos

A maternidade é um momento especial na vida das mulheres. Contudo, até a chegada do pacotinho de amor, existe uma jornada cheia de medos, dúvidas e emoções. Além, é claro, das mudanças que vão acontecendo com o corpo, que é algo que mexe bastante com a maioria das mulheres.

Publicidade

Enjoos, tonturas e aumento de peso são algumas das reclamações de muitas futuras mamães. Agora, um problema que muitas mulheres reclamam é que os pés costumam aumentar logo depois do período gestacional. Pode até parecer algo improvável, mas para quem não sabe, isso é possível de acontecer.

De acordo com um estudo que foi realizado pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, aproximadamente 70% das grávidas que participaram da pesquisa foi constatado que os pés das mulheres ficaram mais compridos e largos após dar à luz. Mas, por que esse tipo de situação pode acontecer?

Publicidade

O que ocorre é que durante a gestação, com a produção do hormônio relaxina, os ligamentos da pelve e articulações tendem a ficar mais soltos. Isso faz com que os ligamentos dos pés acabem ficando mais relaxados. Aliado com o aumento de peso, o corpo acaba aplicando uma pressão maior sobre os pés, fazendo com que fiquem mais achatados e fazendo com que aumentem.

Publicidade

Conforme o estudo realizado pela universidade americana, as medidas podem variar entre 2 e 10 milímetros. O fato pode até mudar o número do calçado usado pela mulher. Vale ressaltar que não existe comprovação cientifica que a alteração permaneça de forma definitiva. “Por causa do desabamento do arco plantar, o pé, que era curvado, pode ficar um pouco mais achatado e isso levar a um pequeno aumento do comprimento. Então tanto para isso como para a largura, de fato, pode ter um efeito que persista depois”, explicou o especialista, Igor Padovesi, que é ginecologista.

Publicidade

Vale frisar que é comum a gestante ter um pouco de inchaço, principalmente nos pés. Para evitar que o pé cresça nesse período, existem algumas dicas. A primeira é tentar evitar o aumento exagerado de peso, praticar atividade física e alongamento para os pés também ajudam. Usar palmilhas especiais também é uma ótima opção.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.