in

Vídeo: técnica de enfermagem é afastada após fingir ter vacinado idosa de 97 anos contra a Covid-19

A simulação da vacina foi filmada e é possível ver que a técnica de enfermagem retira a vacina intacta do braço da aposentada.

Reprodução/Youtube

Uma profissional de Saúde foi afastada após ter simulado que vacinou uma idosa de 97 anos contra a covid-19, em Maceió. Na tarde de quinta-feira, 28, a aposentada seguiu para o estacionamento do Pátio Shopping, localizado no barro Benedito Bentes, onde está acontecendo um dos pontos de vacinação contra a doença.

Publicidade

No vídeo, gravado pela cuidadora da idosa, é possível ver o momento em que a técnica de enfermagem fura o braço da aposentada com a agulha, no entanto, não injeta o líquido do imunizante. A simulação de vacina foi realizada pela enfermeira por volta das 12h.

Após a cuidadora mostrar as imagens aos familiares da vítima, eles foram em busca dos responsáveis pela campanha de vacinação e, depois de confirmarem a fraude, outra enfermeira aplicou o imunizante na idosa da forma correta.

Publicidade

Com o ocorrido, a Prefeitura de Maceió decidiu afastar a técnica de enfermagem que simulou a aplicação da vacina na idosa e ainda abriu um procedimento administrativo para que o caso seja devidamente investigado. De acordo com o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE-AL), agora será instaurado uma Notícia de Fato para a apuração do ocorrido.

Publicidade

O nome da enfermeira afastada após a fraude não foi divulgado. A equipe de reportagem do UOL também tentou localizar a profissional na tarde da quinta-feira, 28, contudo, sem sucesso.

Publicidade

Familiares da aposentada, que não teve o nome divulgado para a preservação de sua imagem, afirmam que ela estava ansiosa para ser vacinada contra a Covid-19, isso porque há cerca de dez meses ela não recebe a visita dos filhos e netos. A família contou então que a idosa foi levada por sua cuidadora para receber a dose do imunizante e, neste momento, a responsável acabou filmado a suposta vacinação no intuito de mostrar aos familiares da aposentada.

Na gravação, é possível ver o momento exato em que a enfermeira prepara o local onde o imunizante seria aplicado com o uso de um algodão, depois injeta normalmente a agulha, contudo, não aperta o êmbolo, deixando todo o imunizante dentro do cilindro. A aposentada chega, inclusive, a questionar a técnica de enfermagem se o imunizante dá reação, mas a profissional diz geralmente, não ver ninguém comentando sobre supostas reações do imunizante.

Durante a vacinação, a idosa questiona a profissional: “só isso?”. E ela respondeu: “só”. Neste momento, a enfermeira retira a injeção com o líquido intacto e passa o algodão normalmente no braço da vítima.

Com as imagens em mãos, a cuidadora logo enviou a gravação para o grupo da família da aposentada, que logo se mostraram estarrecidos com a simulação de vacinação.

Um neto da aposentada deu graças a Deus que o momento da imunização foi gravado, porque se não fosse as imagens eles pensariam que a sua avó estava protegida contra a Covid-19. Ele conta que, apesar de estar com 97 anos, sua avó ainda é muito ativa e estava se sentindo extremamente chateada por ter que continuar em isolamento dentro de casa sem receber a visita dos filhos e netos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade