Mesmo com polêmica do leite condensado, despesa do governo Bolsonaro com alimentação caiu em 2020

Governo Bolsonaro gastou milhões com leite condensado, mas despesas com alimentação em 2020 foi menor que 2019.

PUBLICIDADE

Mesmo com polêmica do leite condensado, Governo Bolsonaro teve um gasto menor com alimentação no ano de 2020.

PUBLICIDADE

Nos últimos dias o Governo Federal tem sido o centro das atenções. Após a divulgação dos gastos do governo com alimentação terem vindo à tona, muitos questionaram o fato de constar leite condensado na lista.

Não foi o produto, mas sim o valor gasto para compra que causou uma enorme polêmica, no entanto, mesmo com gastos enormes, o governo conseguiu ter uma grande economia em suas contas no ano de 2020 com alimentos.

A apuração mostra valor global das despesas do Governo Bolsonaro

Ao todo foram 18,7% menos que 2019. Enquanto 2019 foram gastos 919, 8 milhões, em 2020 foram 747,8 milhões. Todo rebu em torno dos gastos do governo foi causado por uma reportagem do Portal Metrópoles.

Na ocasião, o site afirmou que os gastos haviam aumentado em 20%, além das despesas com leite condensado, chiclete e outros itens. A matéria, no entanto, focou em contratações feitas em 2019, mas que foram pagas entre o mesmo ano de aquisição e o passado.

PUBLICIDADE

O R7 comparou os dados e fez o levantamento de acordo com o ano que eles foram fechados. Por isso, chegou a conclusão que o governo teve um gasto menor no ano passado ao comparar com 2019. A despesa com leite condensado, informada no painel não está no contexto, pois reverberou o valor global.

Bolsonaro critica imprensa e justifica gasto com leite condensado

No contrato em questão, foram repassados 19,6 milhões, bem menos que os 30,2 milhões de 2019. O levantamento considera as compras do poder executivo, mas abrange diversos outros órgãos.

O presidente criticou a atitude da imprensa, mas afirmou que o leite condensado foi usado na alimentação de 370 mil militares. Bolsonaro ainda afirmou que a despesa dele foi menor que a de Dilma Rousseff, em 2014, quando governava o Brasil pelo PT.