O Brasil já contava com alguns programas de ajuda à população carente antes mesmo da chegada desta pandemia, e depois que o novo coronavírus começou a fazer vítimas, novos projetos foram criados.
Existe a expectativa que o auxílio emergencial volte, mas muitos especialistas acreditam que esse benefício acabou definitivamente e o brasileiro terá que encontrar uma forma de viver sem essa ajuda.
E para saber quem realmente está em situação de dificuldade financeira, uma forma muito utilizada é a consulta ao Cadastro Único, o CadÚnico.
É através desse banco de dados que estados e municípios de todo Brasil podem acessar informações sobre os cidadãos e assim conhecer a realidade socioeconômica de cada um.
E é graças ao CadÚnico que o cidadão poderá ser beneficiado com alguns dos seguintes benefícios: aposentadoria para quem tem baixa renda, benefício de prestação continuada, tarifa social de energia elétrica, carteira do idoso, programa Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, isenção de pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, telefone popular, água para todos, bolsa estiagem, bolsa verde, programa nacional de reforma agrária, crédito instalação, programa nacional de crédito fundiário, serviços assistenciais, Enem, programa de erradicação do trabalho infantil, programa Brasil alfabetizado, carta social, identidade jovem, entre outros.
Cada programa tem seus requisitos próprios, mas o principal é que o cidadão tenha uma baixa renda familiar e esteja realmente precisando de uma ajuda do governo. Interessados podem solicitar maiores informações na prefeitura de sua cidade.