in

Você sente formigamento nas mãos? Conheça 5 motivos e como melhorar o problema

Conheça alguns motivos que podem levar ao formigamento nos braços e nas mãos.

Diario de Biologia

Você sente formigamento nas mãos? Quase todo mundo já passou por esse tipo de situação, mas muita gente não sabe o que pode provocar esse problema. Uma das causas que são mais comuns são a pressão nos nervos, problemas circulatórios, inflamação ou até mesmo abuso na ingestão de bebida alcoólica.

Publicidade

Contudo, vale frisar que o formigamento pode indicar algumas doenças mais sérias, como a esclerose múltipla, infarto e derrame cerebral. Mãos e braços são regiões que tem muitas terminações nervosas. Por isso, qualquer tipo de alteração pode acabar afetando os nervos e provocando o formigamento.

Veja abaixo alguns motivos que levam ao formigamento nas mãos e o que fazer nesse tipo de situação. Vale frisar que se o problema for persistente é importante procurar ajuda de um médico, pois somente ele pode dar o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento.

Publicidade

Alteração na circulação

Doenças circulatórias das veias e artérias pode causa o formigamento nas mãos e pés. O comprometimento na circulação sanguínea pode gerar outros tipos de sintomas como formação de úlceras e dor.  O tipo de tratamento vai depender do grau de comprometimento, pode variar entre uso de meia elástica, uso de medicamento e até cirurgia.

Publicidade

Pressão nos nervos

Os nervos que saem da medula chegam a região periférica do corpo. No meio desse trajeto os nervos podem acabar sendo pressionados, seja por tumores, vasos sanguíneos dilatados, algum tipo de infecção, hérnia de disco e osteoartrose. O ideal é procurar a ajuda médica, pois o tratamento pode ser por meio de fisioterapia ou procedimento cirúrgico.

Publicidade

Enxaqueca com aura

Enxaqueca pode ser precedida de formigamento nos braços, mãos, pernas ou boca e até mesmo alteração visual, na falou ou fraqueza nos membros. O tratamento deve ser orientando por um neurologista e pode ser através de medicamento analgésico, anti-inflamatório ou anti-enxaquecosos. Para evitar crises a pessoa não deve consumir alguns tipos de alimentos que desencadeiam enxaqueca, evitar cheiros e dormir bem.

AVC – Acidente Vascular Cerebral

É mais raro, mas pode ser um dos sintomas do derrame cerebral a sensação de formigamento nos braços e mãos. Caso haja suspeita de AVC deve acionar o serviço de socorro ou procurar imediatamente o pronto-socorro.

Esclerose Múltipla

É uma enfermidade autoimune que provoca gradual das fibras nervosas do cérebro e também da medula espinhal. Formigamento em várias partes do corpo é um dos sintomas. É imprescindível procurar ajuda médica para poder começar o tratamento correto.

Publicidade
Publicidade