Variante do coronavírus detectada em Manaus ‘já está em todo o Brasil’, alerta pesquisador

Estudiosos acreditam que a alta no número de casos no Amazonas é em decorrência dessa variante.

PUBLICIDADE

Em São Paulo já foram identificadas pelo menos três infecções causadas pela variante do coronavírus, que surgiu em Manaus. A notícia já foi confirmada pelo governo estadual e esses pacientes são considerados como sendo ‘casos importados’.

PUBLICIDADE

Esses pacientes foram atendidos em São Paulo, testaram positivo para Covid-19, mas foi confirmado que eles têm um ‘histórico de viagem’ – ou então residem em Manaus, segundo informou a Secretaria de Saúde, em comunicado divulgado anteriormente.

Oficialmente, foi a primeira vez que a variante do coronavírus foi detectada em um estado brasileiro, fora do Amazonas. Essa variante foi detectada primeiramente em outros países, Estados Unidos e Japão confirmaram a nova cepa em pessoas que estavam no Brasil e viajaram para lá.

Para ter certeza que realmente era a variante que surgiu em Manaus, as amostras dos exames desses pacientes foram submetidas a um sequenciamento genético; e os pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz confirmaram que realmente se trata da nova cepa.

Essa variante do coronavírus tem um sério agravante, pois o vírus ficou ainda mais infeccioso. Pesquisadores estão analisando se realmente foi essa nova linhagem que causou o colapso no sistema de saúde em Manaus e várias outras cidades pelo Amazonas.

PUBLICIDADE

A epidemiologista que trabalha em um instituto parceiro da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, disse que essa cepa já está por vários estados brasileiros, só que ainda não houve casos confirmados oficialmente. “Com certeza já está circulando por todo o Brasil. Não é possível que tenham achado em outros continentes e não tenha chegado a outros estados”, explicou Jesem.