Wilson Lima, governador do Amazonas, anunciou nesta quinta-feira (28), que o estado pagará um auxílio emergencial no valor de R$ 600, dividido em três parcelas de R$ 200, sendo que o benefício será destinado às famílias que realmente estão em situação de vulnerabilidade social.
A previsão é que cerca de 100 mil famílias amazonenses sejam atendidas e receberão o Cartão Auxílio Estadual. Esse cartão será entregue às famílias em extrema pobreza no Amazonas e esse benefício deve começar a ser pago já no início do próximo mês.
A primeira parcela será no início de fevereiro, a segunda no final de fevereiro, e última parcela será em março. Wilson Lima explicou que o cartão será entregue na casa dos beneficiados a partir da semana que vem, por isso ninguém precisa ir até o CRAS e nem procurar os Centros de Convicências, muito menos formar filas em agências bancárias.
O governador do Amazonas disse que o estado conta com dezenas de profissionais que estarão levando o cartão às casas daqueles que têm direito ao benefício. Até o momento não foi divulgada a data exata em que o cartão começa a ser entregue, mas o governador amazonense já explicou que o cronograma está pronto.
Muitos brasileiros estão na expectativa de que o auxílio emergencial que foi pago até o final do ano passado retorne para os cidadãos de todo o território nacional, mas Jair Bolsonaro já explicou que dificilmente isso irá acontecer.
O ministro da Economia chegou a dizer que para retornar com o auxílio emergencial, a nível federal, seria preciso programar um corte de gastos públicos, por isso não há previsão se o benefício voltará a ser pago ou não.