in

Sem UTI, paciente com Down que viralizou em foto morre por Covid-19; enfermeiro desabafa: ‘Chorei muito’

Paciente de 30 anos vivia uma luta à espera por um leito de UTI no Amazonas.

G1

Depois de nove dias internado lutando pela vida, o paciente Emerson Júnior, de 30 anos, acabou não resistindo às complicações da Covid-19. Portador de Síndrome de Down, ele aguardava a transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele havia protagonizado uma cena emocionante no último domingo (24), quando foi abraçado pelo enfermeiro Raimundo Nogueira Matos, para receber oxigênio.

Publicidade

Emerson tinha apresentado melhora em seu quadro clínico, e a expectativa era que ele fosse transferido de Manacapuru para a capital Manaus, para um leito de UTI. Contudo, ele não resistiu. 

Em entrevista ao portal UOL, o enfermeiro fez um desabafo comovente sobre a morte do paciente. “Fiquei muito triste, chorei muito”, disse o profissional de saúde, que viralizou na foto com Emerson e emocionou a web.

Publicidade

Emerson foi internado no dia 20 deste mês no hospital de campanha montado no município de Caapiranga, tendo apresentado sintomas da Covid-19. Como o local não tinha leito de UTI, foi realizada uma solicitação para transferir o paciente até a capital manauara. Entretanto, diante da superlotação e o caos vivenciado na saúde de Manaus fez com o que o retorno demorasse. 

Publicidade

Piora de Emerson

Enquanto acontecia a saga da família na busca por um leito para Emerson, ele apresentou uma piora no quadro clínico na última segunda-feira (25). Diante disso, foi realizada uma campanha nas redes sociais, solicitando que o governador Wilson (PSC) fizesse uma intervenção. 

Publicidade

Na noite da terça-feira (26), Emerson teve uma parada cardíaca e foi levado para Manacapuru. Na unidade, ele foi intubado e ainda ficou no aguardo de um leito de UTI, mas não resistiu.

Publicidade