Após a conclusão dos pagamentos do Auxílio Emergencial ocorrida no mês passado, o governo federal, através do Ministério da Cidadania, divulgou no início da semana um novo lote de pagamentos do programa.
Na portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), ficou estabelecido que mais 196 mil beneficiários serão atendidos com novos pagamentos. Deste montante, 191 mil são brasileiros que contestaram a suspensão do programa via Dataprev no final do ano passado, e outros 5 mil que tiveram pagamentos reavaliados em janeiro.
Todos eles receberão as cotas do programa nesta quinta-feira (28). Diferentemente do formato anterior, os beneficiários terão a opção imediata de escolher se efetuará o saque em espécie, transferência ou movimentação do dinheiro vai aplicativo Caixa Tem.
Criado pelo governo federal em abril, o Auxílio Emergencial contemplou 68 milhões de brasileiros, tendo cinco pagamentos no valor de R$ 600 e outros quatro no valor de R$ 300.
Confira o detalhamento dos pagamentos:
- 8,3 mil beneficiários receberão: Segunda, terceira, quarta e quinta parcelas;
- 68,1 mil beneficiários receberão: quarta e quinta parcelas;
- 40,9 mil beneficiários receberão: Três últimas parcelas;
- 78,3 mil beneficiários receberão: quinta parcela.
Postura do governo
Oficialmente, o governo federal, através do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já manifestou que não tem o interesse de prorrogar o benefício por mais tempo, citando que a situação econômica do país não permite novos pagamentos do Auxílio Emergencial.
Nos bastidores, parlamentares já protocolaram vários projetos que visam a retomada dos pagamentos. Os textos ainda tramitam no Congresso Nacional, que só volta com expediente na próxima semana.