Se depender do Projeto de Lei 5514/20, o auxílio emergencial será prorrogado até o dia 30 de junho desse ano. A previsão é que sejam pagas seis parcelas no valor de R$ 600. Chamado de ‘auxílio emergencial consecutivo’, esse benefício teria como meta ajudar o trabalhador informal que está em dificuldade em decorrência da Covid-19.
O texto já está tramitando na Câmara dos Deputados e o deputado Fábio Henrique do PDT-SE foi quem fez essa proposta. Segundo o deputado, a meta é ajudar milhões de brasileiros que a partir desse ano deixaram de receber o benefício, já que o auxílio emergencial teve validade somente até dezembro do ano passado.
Agora em janeiro estão sendo pagos apenas alguns lotes residuais, mas o auxílio emergencial oficialmente chegou ao fim no final do ano passado. “Sem formas de obter recursos, as famílias então beneficiadas necessitam que o auxílio seja prorrogado, pois a pandemia persiste”, explicou o parlamentar.
De acordo com esse projeto do deputado Fábio Henrique, para ter direito a essa prorrogação do benefício será preciso atender a todos os requisitos da legislação, por exemplo, quem conseguiu um emprego formal depois que recebeu as parcelas no ano passado, desta vez ficaria de fora.
Outro ponto nesse projeto é que os cidadãos que tiveram um benefício previdenciário ou assistencial, assim como seguro-desemprego, também não teriam direito, entre outros requisitos.
Esse auxílio emergencial consecutivo seria pago no valor de R$ 1,2 mil às mulheres que comprovarem que são chefes de família. A torcida de muitos brasileiros, é que esse projeto seja aprovado logo.