in

Cientistas desenvolvem spray nasal capaz de matar o coronavírus em poucos segundos

A expectativa dos pesquisadores é barrar a entrada do vírus no corpo humano pelas principais portas de entrada, que são o nariz e a boca.

Daily Sabah/Twitter | Tumisu/Pixabay

Cientistas turcos alegam ter desenvolvido um spray nasal com capacidade de matar o coronavírus em cerca de 60 segundos. Batizado Genoxyn, o medicamento estaria em desenvolvimento antes mesmo do início da pandemia, sendo fruto de estudos realizados por pesquisadores da Universidade Uludag, em Bursa, na Turquia.

Publicidade

De acordo com informações apuradas pelo jornal Daily Sabah, a solução promete destruir o agente infeccioso sem provocar danos às células epiteliais que compõe as membranas mucosas que revestem o interior do nariz, por onde o coronavírus se instala provocando a infecção nos seres humanos.

Pandemia coincidiu com os estudos dos pesquisadores

O Dr. Cuneyt Ozakin, um dos cientistas responsáveis pela pesquisa, afirma que o desenvolvimento do spray acontece há cerca de dois anos. A ideia inicial era projetá-lo para causar efeitos antimicrobianos. Com o advento da pandemia, o foco do estudo foi remodelado, buscando solucionar o problema do SARS-CoV-2.

Publicidade

Após uma série de testes, os cientistas conseguiram desenvolver uma solução que possui elevadas taxas de biocompatibilidade, ou seja, sem causar prejuízos ao corpo humano. O produto final é decorrência da utilização de nanotecnologia.

Publicidade

Segundo o Dr. Ahmet Sabanci, outro cientista envolvido nos estudos, o spray pode ser uma alternativa eficiente para o combate ao coronavírus, uma vez que age no nariz e boca, pontos nos quais o agente infeccioso inicia o seu contato com o corpo humano. “A morte do vírus em curto espaço de tempo significa impedir sua entrada nas células e reduzir o número de pessoas infectadas”, disse o especialista.

Publicidade

Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com