in

Tragédia em Guaratuba: vídeo mostra ônibus poucos segundos antes de grave acidente matar 19 pessoas no PR

Acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (25); coletivo tinha Balneário Camboriú como destino final.

Gazeta do Povo

O trágico acidente ocorrido na manhã da última segunda-feira (25), na BR-376, em Guaratuba (PR) causou forte comoção no país. Um ônibus que viajava do Pará até Santa Catarina, acabou saindo da pista em um trecho conhecido como “Curva da Santa”, e tombou sob uma ribanceira. Dezenove pessoas morreram e outros 33 ficaram feridos. 

Publicidade

Nesta quarta-feira (27), foi divulgado um vídeo com imagens da BR-376, onde o coletivo que transportava 53 pessoas passa em alguns trechos monitorados por câmeras da rodovia administrada pela concessionária Arteris. 

Nas imagens percebe-se que o ônibus chegou a passar por uma área de escape, setor onde geralmente os veículos utilizam para sair do fluxo por conta de eventuais problemas mecânicos. No depoimento à polícia, o motorista do coletivo disse que não foi possível entrar na primeira zona de escape pelo fato de outros veículos estarem no sentido.

Publicidade

A principal hipótese para a causa do trágico acidente é uma falha nos freios. Já no trecho final do vídeo divulgado, é exibido o momento em que o ônibus tomba sobre a mureta e cai na ribanceira. 

Publicidade

Outra zona de escape

Caso tivesse conseguido realizar a curva em que tombou, o condutor do ônibus teria há poucos metros outra entrada para uma área de escape, podendo assim evitar o pior. Contudo, isso não foi possível.

Publicidade

No depoimento à polícia, o condutor do veículo disse que o ônibus passou por três mecânicos em vistoria antes de rumar ao sul do país. Pertencente à TC Turismo, o coletivo, segundo a empresa foi fretado para uma terceira pessoa.

Os corpos das vítimas fatais serão transportados por um avião fretado, após acordo entre os governos do Paraná e Pará.

Publicidade
Publicidade
Publicidade