in

Sensação de bolo na garganta, o que pode ser? Conheça principais causas e como aliviar o incômodo

Entenda o que pode levar uma pessoa a ter a sensação de ter um nó ou bolo na garganta.

Diario de Biologia

Já sentiu aquela sensação de ter um nó na garganta? A maioria das pessoas provavelmente teve esse desconforto em algum momento da vida. Essa sensação de nó ou bolo na garganta em algumas situações pode até provocar dificuldades para respirar. Contudo, a maior parte dos casos não costuma ser algo preocupante.

Publicidade

O sintoma geralmente ocorre pela presença de pigarro, mas também pode ter alguns motivos considerados mais sérios. Quando o problema for persistente e a sensação ficar incomodando, o ideal é procurar a ajuda de um médico para investigar se não existe um motivo mais grave para o problema.

Esse artigo vai elencar as quatro causas mais comuns que levam uma pessoa a ter essa sensação de nó na garganta e o que se deve fazer.

Publicidade

Ansiedade e estresse

Reação emocional como ansiedade e estresse pode provocar esse tipo de sintoma de bolo na garganta, vômitos, enjoos, peito apertado e até mesmo tremor ou tensão muscular. Para aliviar, algumas técnicas de relaxamento podem ser eficientes, como yoga, por exemplo.

Publicidade

Refluxo gastroesofágico

O refluxo ocorre quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago e vai em direção à boca. Isso pode gerar ardência, inflamação, dor e o desconforto de bolo na garganta. A intensidade dos sintomas vai depender da acidez estomacal. Para aliviar o incômodo geralmente é usado remédios para inibir a produção de ácido.

Publicidade

Problema na tireoide

A glândula da tireoide fica na região do pescoço e desconfortos na região podem indicar que ela não esteja funcionando corretamente ou tenha alguma alteração. O ideal é procurar a ajuda de um endocrinologista. O profissional vai dar o diagnóstico correto e prescrever o melhor tratamento.

Edema da glote

Esse tipo de situação pode aparecer devido a alguma reação alérgica grave. É caracterizada por uma inchação na região da garganta e dificuldade respiratória. Neste caso deve acionar o serviço de urgência imediatamente. Caso a pessoa não seja socorrida, o quadro pode levar à morte.

Publicidade