in

Paralisia do sono: o que é, porque os episódios acontecem e como evitar passar pela situação

A paralisia do sono pode acontecer em qualquer idade, mas costuma ser mais frequente em adolescente e jovens adultos.

Click Guarulhos

Você sabe o que é paralisia do sono? Se não, esse artigo vai explicar o que é e como lidar com o problema. A paralisia do sono é um transtorno que acontece quando a pessoa acorda ou no momento em que tenta adormecer, porém não consegue se movimentar, mesmo estando com a mente acordada.

Publicidade

O indivíduo acorda, mas não consegue se mexer, o que provoca uma sensação de medo, terror e angústia. Isso ocorre durante o sono, porque enquanto dorme, o cérebro fica mais relaxado. A musculatura fica relaxada para conservar a energia evitando movimentos bruscos quando a pessoa sonha.

No entanto, quando ocorre algum tipo de problema de comunicação entre o corpo e o cérebro enquanto se dorme, o cérebro pode acabar demorando para poder desenvolver os movimentos, originando a paralisia do sono. Algumas pessoas podem ter alucinações, porém isso acontece devido à ansiedade e medo, que é causada pela falta de controle do próprio corpo. Episódios de paralisia do sono podem ocorrer com qualquer pessoa, mas costuma ser mais frequente nos adolescentes e adultos jovens com idades entre 20 e 30 anos.

Publicidade

Sintomas da paralisia do sono

Não conseguir mexer o corpo, mesmo estando acordado, sensação de dificuldade de respirar, medo, angústia, sensação de afogamento, de estar caindo ou flutuando sobre o próprio corpo. Também pode acontecer alucinação auditiva, como escutar vozes ou outros sons que não são característicos do ambiente onde se está.

Publicidade

Para tentar sair da paralisia do sono de maneira mais rápida a pessoa pode tentar pensar de uma maneira lógica durante o episódio ou se alguém toca a pessoa. Contudo, é importante ressaltar que esse tipo de episódio costuma desaparecer sozinho após alguns minutos ou até mesmo segundos.

Publicidade

Algumas situações podem ser gatilho para ocorrer a paralisia do sono. Entre eles estão privação do sono, estresse, horário irregular para dormir e até mesmo dormir de barriga para baixo. Para tentar evitar passar por esse tipo de situação é importante manter uma rotina de sono regular, procurar dormir sempre no mesmo horário e também acordar na mesma hora. Procure não ingerir bebidas estimulantes antes de dormir, como energéticos, café e refrigerantes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade