in

5 sinais alarmantes que o corpo dá que indicam que você está estressado

O organismo mostra com sinais que alguma coisa não está indo bem, veja alguns deles.

Newsner

Atualmente é difícil encontrar uma pessoa que não diga que está estressada. Afinal de contas, não é nada fácil ter que dar conta de muitas tarefas ao mesmo tempo. Muita gente vive com a agenda cheia, trabalho, estudo, família e outros compromissos que vão se acumulando e deixando a cabeça repleta de preocupação.

Publicidade

No entanto, é preciso dar uma pausa para conseguir dar um descanso para o organismo. Caso contrário, a pessoa vai fatalmente acabar doente. A verdade é que o corpo dá sinais de que algo não está indo bem, porém muitas vezes a maioria das acaba ignorando e não procura ajuda.

Para quem não sabe, emoções mal digeridas podem afetar o estômago. Já preocupação em excesso e nervosismo pode provocar sérias dores de cabeça e até tremor nas pálpebras. Veja abaixo alguns sinais que indicam que o corpo não vai bem.

Publicidade

Queda de cabelo excessiva

Uma pessoa pode sofrer com queda de cabelo por vários motivos e um deles é o desequilíbrio emocional. Quem está muito estressado pode passar por isso, pois o corpo libera uma quantidade maior de cortisol, hormônio do estresse que pode colaborar para a queda dos fios. É importante procurar ajuda de um profissional para poder avaliar e descartar outras doenças como anemia e problemas na tiroide.

Publicidade

Alergias de pele

Muita gente não sabe, mas o estresse pode provocar alergia na pele. Estudos já apontaram que 40% dos pacientes dermatológicos tem algum tipo de problema emocional. Alguns indivíduos apresentam bolinhas em várias partes do corpo que ficam coçando. Essa é uma forma que o sistema imune acha para poder reagir e tentar proteger o corpo do estresse. Além de bolinhos, a pessoa pode apresentar na pele vermelhidão, ardência e inchaço.

Publicidade

Tensão muscular

Quase todo mundo já deve ter sentido aquele nó na parte de cima das costas depois de uma semana agitada. A contração do músculo é uma maneira do organismo de lutar contra o estresse. Os músculos do pescoço e das costas são mais suscetíveis ao estresse.

Contração muscular espasmódica

Pode ocorrer em qualquer região do corpo como ombros, braços e pálpebras. O que ocorre é uma contração involuntária continuada. O sintoma costuma desaparecer em dois ou três dias. Quase todo mundo já sentiu a pálpebra se mexendo sozinha.

Formigamento

Estresse e ansiedade pode provocar aquela sensação de formigamento nas extremidades do corpo, como braços e mãos. Geralmente, não é nada grave, mas se for algo persistente é importante procurar ajuda de um profissional da saúde.

Publicidade
Publicidade