in

Covid-19: é possível contrair o vírus estando ao ar livre?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a possiblidade de contração da enfermidade em ambientes externos.

G1

A pandemia do coronavírus assola a humanidade e mudou completamente a forma de viver em sociedade. Para evitar a proliferação do vírus, a Organização Mundial de Saúde deixou algumas orientações. Entre elas estão o uso de máscara facial, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel e manter o distanciamento social.

Publicidade

Muitas dúvidas em relação ao contágio da Covid-19 ainda assombram as pessoas. Os cientistas continuam estudando os efeitos e o comportamento do vírus. Sabe-se que o risco de pegar a enfermidade em ambientes fechados é maior. Mas, e ao ar livre, qual é a real chance de contrair a enfermidade quando se sai para poder passear, por exemplo? Será possível contrair Covid de alguém que passe correndo perto de você ou enquanto está refugiado em um ponto de ônibus para tentar escapar da chuva?

Especialistas afirmam que o contágio pode acontecer até mesmo ao ar livre, contudo, os riscos são bem menores em relação a ambientes fechados. As chances de contrair a doença nessas circunstâncias são menores, já que o ar livre acaba dispersando o vírus e também ajuda na evaporação das gotículas de líquido em que a enfermidade é transportada, quando algum indivíduo espirra, tosse ou mesmo quando fala.

Publicidade

A luz ultravioleta do sol, geralmente, mata o vírus. Porém, apesar disso, existem casos em que se acredita que a infecção tenha ocorrido em ambientes externos. Portanto, é de extrema importância manter todos os cuidados orientados pelos profissionais da área da saúde. Isso quer dizer que os riscos são baixos, mas não são nulos.

Publicidade

Pessoas assintomáticas disseminam o vírus sem saber e, por isso, é importante evitar proximidade ao conversar com alguém. Manter o distanciamento social e evitar aglomerações é imprescindível para tentar evitar a proliferação do vírus.

Publicidade
Publicidade
Publicidade