Um trágico e grave acidente ocorrido na BR-376, em Guaratuba, no litoral paranaense, comoveu o país na manhã desta segunda-feira (25). Um ônibus que havia saído do Pará e tinha como destino a cidade de Balneário Camboriú acabou saindo da pista, e tombou em uma ribanceira logo após romper uma mureta de proteção. O trecho onde a fatalidade aconteceu é conhecido como “Curva da Santa”.
De acordo com informações repassadas pelas autoridades, 19 pessoas morreram e outras 33 ficaram feridas, sete delas em estado grave. Por conta do acidente, o trecho da BR-376 na altura do Km 668 ficou totalmente interditado por várias horas para o socorro das vítimas e remoção do veículo, que ficou com sua parte superior completamente destruída.
Segundo o portal Banda B, a maioria dos passageiros do ônibus seguiam para Santa Catarina para trabalhar ou visitar familiares. Em entrevista à rádio Litorânea, de Guaratuba, alguns dos sobreviventes detalharam o cenário de terror vivenciado após o trágico acidente.
“A viagem vinha bem tranquila. Não sei se ele perdeu o controle ou se estava em alta velocidade. Todo mundo foi para o lado e sendo arremessado. Deus me deu uma chance por ter sobrevivido”, disse o passageiro Anderson Oliveira, que estava viajando à Camboriú para visitar familiares que trabalham na cidade catarinense.
Quem também conversou com a emissora local de rádio foi Silas Gomes de Brito. O jovem de 26 anos disse lembrar do momento em que o veículo tombou, e pouco depois se deparou com um cenário de guerra.
“Lembro de quando o ônibus tombou. Olhei para o lado e eram muitas pessoas mortas, penduradas na janela e até agora todo mundo está em choque”, disse o sobrevivente, que teve apenas ferimentos leves.
Regularizado
Segundo informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres, o ônibus tinha liberação para realizar viagens. Em nota, a empresa proprietária do veículo afirmou ter fretado o mesmo para terceiros, mas prometeu dar todo o suporte às vítimas e familiares.
O motorista que dirigia o ônibus no momento do acidente não sofreu ferimentos e foi encaminhado para a delegacia de Guaratuba para prestar esclarecimentos. O delegado responsável pelo caso informou que o condutor afirmou no depoimento que o ônibus apresentou falha nos freios. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. Até o fechamento desta matéria, os nomes das vítimas fatais não haviam sido divulgados pelas autoridades. Todos os corpos seguiram para o IML de Curitiba.