in

Nó nas tripas, o que é? Conheça os sintomas, causas e tratamentos da doença

A torção da alça intestinal pode levar o paciente à óbito se não tratada de forma rápida e correta.

Pinterest

Certamente, você já ouviu falar de alguém usar a expressão nó nas tripas. Mas, sabe o que é e se realmente existe? Sim, o nó nas tripas, que é conhecido como torção, volvo ou vôlvolo é um problema de saúde considerado grave no qual a torção de parte do intestino, obstrui e impede a passagem de fezes e do fluxo de sangue para o local, o que pode acabar provocando a morte da região afetada.

Publicidade

Esse tipo de alteração pode ocorrer em qualquer região do intestino, apesar de ser algo mais comum acontecer na parte final do intestino grosso. Os sintomas costumam ser vômitos, náuseas, prisão de ventre, dor na região da barriga e inchaço no abdômen. Pode surgir principalmente em crianças e nos idosos, por causa de alterações congênitas no formato intestinal, aderências provocados por intervenção cirúrgica, inflamações ou tumores intestinais.

Se a pessoa suspeitar que está com esse tipo de problema, o ideal é procurar ajuda médica imediata para que o profissional faça os exames corretos e possa dar o diagnóstico. Geralmente, é necessário submeter o paciente a um procedimento cirúrgico para poder corrigir o problema.

Publicidade

A intensidade dos sintomas vai variar conforme o local onde houve a torção. Muitas vezes não é possível descobrir o que acarretou a torção, mas na maioria das vezes tem ligação com adesão intestinal por causa de algum tipo de infecção ou cirurgia, tumor no local, constipação crônica ou algum tipo de alteração genética.

Publicidade

Quem tem algum tipo de disfunção no trânsito intestinal, seja lento ou acelerado, tem chances maiores de desenvolver a doença. Para evitar é importante ingerir aproximadamente dois litros de água por dia, ter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física regularmente. Essas dicas auxiliam a manter o intestino funcionando regularmente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade