Um vídeo publicado por uma enfermeira do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, no Espírito Santos, causou forte polêmica nas redes sociais. Nas imagens registradas, a profissional de saúde aparece sem máscara no local de trabalho e ainda desdenha da eficácia da CoronaVac, imunizante que vem sendo aplicado na população nacional para combater à Covid-19.
O post polêmico foi realizado na noite desta sexta-feira (22). Portando uma touca cirúrgica, a jovem identificada como Nathana Ceschim aparece brincando com uma colega que surge na porta de uma sala na unidade hospitalar com touca, luvas e máscara.
Horas antes dessa publicação, Nathana já havia divulgado um vídeo no qual ela aparecia desdenhando do imunizante contra o coronavírus. A profissional de saúde foi vacinada na última terça-feira (19), conforme uma foto publicada por ela na redes social mostra o comprovante.
“Tomei por conta que eu quero viajar, não para me sentir mais segura. Porque uma vacina que dá 50% de segurança para mim não é uma vacina. Tomei foi água”, disse a enfermeira no vídeo se referindo ao imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac, liberado pela Anvisa no último final de semana para o uso emergencial em solo brasileiro.
Hospital se pronuncia
Em nota divulgada, a Santa Casa informou que “irá tomar as medidas necessárias para garantir a segurança de seus pacientes e a manutenção das normas e condutas fundamentais para o bom atendimento assistencial”, destacando que a não utilização de máscara na unidade é proibida desde o início da pandemia.
Ainda no comunicado, a Santa Casa disse que não compactua com a declaração dada pela profissional de saúde sobre a CoronaVac.
Após toda a polêmica, a enfermeira restringiu o seu perfil para privado, sendo que até a manhã deste sábado (23), a página era pública.