Menino fica em estado grave após engasgo com brinquedo; especialista ensina como reagir nesses casos

Aprenda como proceder em casos de engasgo com objetos sólidos conforme orientação do Corpo de Bombeiros.

PUBLICIDADE

As pessoas que tem crianças pequenas em casa precisam ter atenção redobrada. Afinal de contas, todo cuidado é pouco quando se trata da garotada. Um segundo de distração pode acabar resultando em algo trágico e foi justamente isso que aconteceu com um menino de apenas dois aninhos.

PUBLICIDADE

O garoto está internado no CTI – Centro de Treinamento Intensivo da Santa Casa de Montes Claros, em Minas Gerais. O pequeno acabou se engasgando com uma peça de um brinquedo. A mãe de Luiz Otávio Aquino Madureira, Isabela Aquino, contou detalhes de como tudo aconteceu. Ela estava com o filho na casa da avó, no último domingo 17 de janeiro, quando tudo ocorreu.

A mãe contou que o menino brincava como de costume quando percebeu que ele tinha uma pecinha do brinquedo na boca. Ela pediu para o filho tirar, mas ele acabou sugando o objeto que foi parar na garganta. Ela ainda tentou tirar, mas sem sucesso correu para o hospital com a criança.

A mãe correu com o menino para o hospital, mas a criança acabou tendo uma parada cardiorrespiratória e obstrução das vias aéreas. A equipe médica lutou para reanimar a criança por cerca de meia hora. Isabela conta que ficou desesperada e clamou para que Deus não tirasse o seu filho. O pai disse que acredita na recuperação do menino, apesar dos médicos temerem que acabe ficando sequelas por causa do grande tempo que ficou desfalecido. Atualmente, o quadro de Luiz Otávio é estável e ele continua internado no CTI.

Como reagir em casos de engasgo

Infelizmente, esse tipo de acidente costuma acontecer com frequência em crianças. Muitos pais não sabem o que fazer nesse tipo de situação e acabam se desesperando. No caso de engasgo envolvendo objeto sólido é importante que os responsáveis acionem de imediato o telefone 193, explicou o tenente Kollek Pereira.

PUBLICIDADE

O agente do corpo de bombeiros explicou com detalhes o que fazer nesse tipo de situação. É preciso virar a criança de bruços, de maneira que a cabeça fique numa posição mais baixa em relação ao restante do corpo. “Aplicar cinco “pancadas” moderadas nas costas. Logo após, vira-se a criança de barriga para cima para fazer cinco compressões no peito com os dedos indicador e médio. Em seguida, o adulto confere se o objeto foi expelido. Caso não, repete o processo”, orientou.

O tenente fez questão de ressaltar que é importante manter a calma para conseguir realizar as manobras até a chegada do socorro especializado.