in

CoronaVac: grávida ou lactante pode receber a vacina? Explicação

Instituto Butantan tira dúvida importante a respeito da CoronaVac, produzida em parceria com a Sinovac.

Fetalmed

Grávidas e lactantes podem ser vacinadas contra a Covid-19? Esta pergunta tem sido feita por algumas pessoas, e o Instituto Butantan lançou novo site oficial em que responde a esse e a outros questionamentos que vem sendo feitos, principalmente, pelas redes sociais.

Publicidade

Afinal de contas, uma mulher grávida poderá ou não receber a CoronaVac? E aquelas que estão amamentando, como ficam? Esta vacina foi liberada para uso emergencial no último domingo (17), após reunião da diretoria técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

O Butantan informa que testes em animais não demonstraram risco fetal, mas afirma também que não houve estudos controlados em mulheres grávidas e lactantes. Dessa forma, a CoronaVac não deve ser ministrada em mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. 

Publicidade

“Se você está grávida e considera que tem um alto risco de adquirir Covid-19, fale com seu médico assistente sobre os potenciais riscos e benefícios da vacinação”, informa o Instituto Butantan. Portanto, mulheres grávidas e lactantes devem consultar o médico antes de querer se vacinar, caso haja alto risco de se contaminar.

Publicidade

As doses liberadas pela Anvisa já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde a todos os estados e o Distrito Federal. Cada um deles recebeu uma quantia baseada no número total de habitantes. Apenas grupos específicos (profissionais de saúde, por exemplo) estão sendo vacinados neste primeiro momento. Se você conhece alguma grávida ou lactante, envie essa reportagem para ela. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!