Sete pessoas da mesma família perdem a vida no Pará por falta de oxigênio

Mortes de membros da família foram registrados em menos de 24 horas no estado.

PUBLICIDADE

O Brasil ainda não se recuperou das tristes notícias a respeito do colapso na saúde pública no estado do Amazonas, e, agora, o estado do Pará começa a enfrentar o mesmo destino que foi apresentado em Manaus. Por falta de oxigênio, sete pessoas da mesma família perderam a vida no estado nortista.

PUBLICIDADE

Sete membros da mesma família tiveram suas mortes decretadas em menos de 24 horas. Eles são moradores de Nova Maracanã, distrito que fica na Zona Rural de Faro, localizado no estado do Pará. Eles perderam a vida com sintomas da Covid-19 e não conseguiram esperar a chegada de cilindros de oxigênio.

Os membros da família eram quatro homens e três mulheres que não suportaram o tempo de espera e morreram vítimas de complicações respiratórias entre segunda-feira (18) e terça-feira (19). A unidade de saúde em que eles foram atendidos não tinha o insumo para suprir a carência de oxigênio.

O último integrante a falecer foi um homem, na tarde desta terça-feira. Ele faleceu logo depois da chegada de seis cilindros. Também morreu um outro homem, que não é da família, no mesmo local e pelo mesmo motivo, a falta de cilindros de oxigênio.

O sistema público de saúde de Faro entrou em colapso nessa última segunda-feira pela falta de insumo. Não havia nenhum cilindro reserva no hospital da cidade para ser emprestado ao distrito, local onde toda a família estava internada. Esses dados foram confirmados por Arthur Brasil, que é secretário municipal de Meio Ambiente do município. 

PUBLICIDADE

Diante da gravidade, o prefeito do município, Paulo Carvalho (PSD), faz um apelo aos municípios vizinhos que possam ajudar na compensação do insumo.