in

Em carta, Exército exige retratação da Época por artigo que diz que militares voltaram a matar brasileiros

O general Richard Fernandes Nunes, pediu a ‘imediata e explicita retração’ da revista por artigo polêmico citando o Exército brasileiro.

Foto: Wikimedia Commons

O general Richard Fernandes Nunes, chefe do centro de Comunicações Social do Exército, assinou uma carta que foi enviada nesta segunda-feira, 18, à redação da Revista Época, onde pede a “imediata e explícita retração” por uma matéria divulgada, onde o escritor e jornalista Luiz Fernando Vianna afirma que “na pandemia, Exército volta a matar brasileiros”.

Publicidade

A carta enviada pelo general foi divulgada no Twitter pelo jornalista Bernardo Cotrim. No conteúdo, o general diz que o Exército Brasileiro exige a explícita retratação da revista pelo artigo. Além disso, o general pede, ainda, que a revista afaste a “desconfiança de cumplicidade com a conduta repugnante do autor” afirmando que o artigo acabou se tornando um “panfleto tendencioso de inconsequente”.

Após o pedido de Nunes, a revista Época, do grupo Globo, publicou o trecho de um comunicado, onde afirmam que, em meio à pandemia, o Exército, ao lado das demais Forças Armadas brasileiras, estão se empenhando em preservar vidas. Além disso, o veículo de comunicação também afirma que divulgará a integra do comunicado em sua edição impressa, que chegará às bancas no próximo fim de semana.

Publicidade

Na polêmica matéria, Vianna diz que, em diversos momentos da história brasileira, o Exército “se pôs a matar a população”. E mais, para reforçar suas informações, o jornalista chegou até a citar a Revolta de Canudos, que aconteceu em 1897, em meio à Ditadura Militar.

Publicidade

Ainda de acordo com a matéria, o jornalista diz acreditar que o Exército passou por uma redemocratização, contudo, voltou a atuar politicamente após o general Eduardo Villas boas pressionar o STF (Supremo Tribunal Federal) para que o órgão favorecesse o ex-presidente Lula em uma decisão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade