Na semana passada, o ministro interno da saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que o início da campanha de vacinação contra o coronavírus, que provoca a Covid-19, aconteceria na próxima quarta-feira (20/01).
Mas após pressão de governadores, Pazuello decidiu que a campanha terá início ainda nesta segunda-feira (18/01). As vacinas, distribuídas em todo o Brasil, serão aplicadas com uso emergencial considerando o avanço da pandemia no país.
“Acho que podemos começar hoje até o fim do expediente, a partir das 17h“, declarou Eduardo Pazuello, após pedidos de governadores de todo o Brasil. No último domingo (17/01), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu permissão para o uso das vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford.
De acordo com o Ministro, o horário foi posto para as 17h00 a fim de que todos os estados brasileiros possam receber as doses do imunizante ainda nesta segunda-feira. as vacinas usadas serão a do Instituto Butantan, a chamada CovonaVac, que foi criada em parceria com um laboratório chinês.
Os imunizantes serão levados a todo o Brasil através de aviões da Força Aérea. Pazuello ainda mostrou, em uma cerimônia em São Paulo, apoio aos entes de quem já perdeu a vida até hoje pelo coronavírus: “A todas as famílias das vítimas, recebam a nossa solidariedade. É muito difícil perder alguém que amamos. Está dado o primeiro passo para a maior campanha de vacinação do mundo“.
Ao todo, serão mais de 5,9 milhões de doses da CoronaVac destinadas a imunizar a população brasileira.