Auxílio Emergencial: milhares de brasileiros podem sacar dinheiro em espécie nesta segunda (18); quem recebe?

Benefício ainda pode ser prorrogado nos próximos meses; senadores e deputados vêm apresentando projetos.

PUBLICIDADE

Enquanto o cenário de uma possível extensão do Auxílio Emergencial está indefinido, a Caixa Econômica Federal (CEF) segue liberando saques e transferências das últimas cotas do programa. Nesta segunda-feira (18), beneficiários nascidos no mês de agosto serão contemplados.

PUBLICIDADE

Ao longo deste mês de janeiro, o banco público vem autorizando os brasileiros que integram o Auxílio para movimentar o dinheiro dos Ciclos 5 e 6 ou sacar as parcelas em espécie. O cronograma geral prevê 10 datas, sendo que contabilizando a de hoje restarão apenas quatro disponíveis.

Depois dos 3,4 milhões de trabalhadores autorizados nesta segunda-feira (18), a Caixa ainda efetuará a liberação nesta semana para beneficiários nascidos em setembro na quarta-feira (20), e para o grupo nascido em outubro, na sexta-feira (22). O calendário vai até o dia 27 de janeiro, quando beneficiários nascidos em dezembro serão contemplados. 

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

PUBLICIDADE

Indefinição

Apesar de o governo ter se mostrado praticamente irredutível quanto a uma possível extensão do benefício, diversos parlamentares estão se movimentando nos bastidores para tentar uma continuidade do programa expandindo assim o decreto de estado de calamidade pública.

Vários projetos de lei, inclusive, já foram protocolados, mas o Congresso está de recesso e só retoma suas atividades no dia 1 de fevereiro. Criador de um dos projetos, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) vem tentando através de um requerimento, onde tem colhido assinatura, viabilizar uma sessão extraordinária para que o assunto seja discutido.