in

Doria diz que Pazuello ‘mente’ e ministro mostra supostos documentos de estudos da CoronaVac pagos com recurso do SUS

Ministro da saúde apresentou documentos que supostamente comprovam que Governo Federal pagou pela CoronaVac.

Estado de Minas

A Anvisa finalmente liberou o uso emergencial das vacinas CoronoVac e Oxford, neste domingo (17), e agora o Brasil poderá ter seus dois primeiros imunizantes no combate à pandemia do coronavírus. E, logo após a aprovação do uso das vacinas pela Anvisa, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e ministro da Saúde, Eduardo Pazuello trocaram acusações e provocações.

Publicidade

A discussão pública entre as duas autoridades teve como principal motivação o financiamento da vacina. Doria afirmou que não recebeu nenhum centavo vindo do Ministério da Saúde para que fosse desenvolvida a vacina. Do outro lado, Pazuello rebateu Doria e apresentou documentos que  comprovam que houve investimento federal.

Pazuello apresentou documentos que supostamente comprovam investimento federal 

De acordo com informações obtidas pelo portal R7, o ministro da Saúde apresentou ao site documentos que comprovam que o SUS pagou para que a vacina fosse desenvolvida no Brasil.

Publicidade

Nos documentos expostos, extratos financeiros foram apresentados que detalham o investimento federal na pesquisa e na produção das doses. Os recursos financeiros teriam sido direcionados ao Instituto Butantã, em São Paulo.

Publicidade

João Doria desmentiu prontamente Pazuello e disse que não recebeu nenhum centavo do Governo Federal

O governador de São Paulo afirmou aos jornalistas que não houve nenhum investimento originado do Sistema Único de Saúde, e que nenhum centavo foi destinado para a pesquisa, produção ou desenvolvimento da vacina no Instituto Butantã.

Publicidade

Doria afirmou que as vacinas só chegaram ao Brasil por esforço do governo do estado de São Paulo. O governador também afirmou que as doses da vacina serão distribuídas normalmente conforme cronograma estabelecido, e que o imunizante também integrará o Plano Nacional de Imunização, orquestrado pelo Ministério da Saúde. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da melhor plataforma de jornalismo independente da internet, a I7 network, já trabalhou em outras plataformas, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado.
Os principais assuntos do mundo esportivo, do mundo dos famosos e da política estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, TV Prime, 1News e I7 News quatro portais de notícias mais populares da internet.