Morre por asfixia idosa com Covid-19 que teve ar bombeado por familiares por falta de cilindro de oxigênio

Joecy Coelho da Silva, de 83 anos, não resistiu às complicações decorrentes da doença.

PUBLICIDADE

Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, a saúde do estado do Amazonas enfrenta um colapso por falta de cilindros de oxigênio para que vários pacientes com a doença possam ser atendidos. Na última semana, pessoas vieram a óbito em diversos hospitais do estado pela falta do equipamento. O Brasil de mobilizou em prol do estado, e os cilindros vem sendo distribuídos de forma emergencial.

PUBLICIDADE

Infelizmente, o desfecho de uma história que entristeceu a todos não foi o esperado. A idosa Joecy Coelho da Silva, de 83 anos, veio a óbito na última sexta-feira (15), após sofrer complicações decorrentes da Covid-19. Joecy chegou a ter o ar bombeado por familiares, que se revezavam no procedimento pela falta de cilindro de oxigênio.

De acordo com o site UOL, a certidão de óbito da idosa apresenta a causa da morte por síndrome respiratória e asfixia. Apesar dos esforços e do mutirão feito pela família para que o oxigênio fosse bombeado manualmente, Joecy não resistiu. Ela estava internada no SPA (Serviços de Pronto Atendimento) de Redenção, em Manaus.

Na última quinta-feira (14), o hospital disponibilizou um cilindro de oxigênio vazio para que a família da idosa enchesse com seus próprios recursos. Um dos netos de Joecy percorreu vários estabelecimentos sem sucesso. Quando finalmente conseguiu encher o cilindro e voltar ao hospital, a avó já havia falecido.

A esposa de Luis Queiros, neto da idosa, falou sobre os esforços do marido para salvar a avó: “Ele (o Luis) ficou sabendo que tinha oxigênio em um lugar da cidade e ele foi lá atrás. Tentou encher (o cilindro) a madrugada inteira. Acho que ele foi umas duas a três vezes encher. Mas infelizmente da última vez ela não aguentou”. A idosa estava internada desde o último dia 7 de janeiro.

PUBLICIDADE

Vacinação no Brasil

Com histórias trágicas como a de Joecy Coelho da Silva, muitos brasileiros torcem para que a vacinação comece logo. E a primeira a receber o imunizante foi noticiada neste domingo (17). Confira os detalhes no vídeo acima.