Doença X: possível nova pandemia pode ser pior que a Covid-19 e matar muito mais

O mundo nem superou a pandemia causada pelo coronavírus e pode ter um mais um grande desafio pela frente.

PUBLICIDADE

O microbiologista Jean-Jacques Muyembe Tamfum alertou o mundo todo para uma suposta próxima pandemia que seria tão contagiosa como a Covid-19 e ainda mais letal, matando um número ainda maior de pessoas.

PUBLICIDADE

Jean-Jacques é um dos médicos responsáveis pela descoberta do vírus ebola e até hoje ele está envolvido nos estudos a respeito deste tema. O profissional da área de saúde explicou que o mundo está entrando em uma fase onde surgirão novos patógenos, o que é uma grave ameaça à humanidade.

Em entrevista à CNN, o microbiologista disse ainda que há risco do surgimento de um novo patógeno que consegue se transmitir assim como já foi visto, ou seja, de um animal para o ser humano e depois disse se espalha rapidamente, como acontece com a febre amarela, brucelose, várias formas de gripe e também a Covid-19.

Para Jean-Jacques, a questão agora não é se estas pandemias surgirão, mas quando, pois serão inevitáveis. Para ele um dos motivos do surgimento dessas doenças é a destruição do habitat natural de muitos animais em vários países, principalmente aqueles que são predadores de ratos, insetos e também dos morcegos.

O pesquisador descobriu o ebola na década de 70, sendo que esse vírus tem uma taxa de letalidade acima dos 80%.

PUBLICIDADE

Em entrevista à CNN, Jean-Jacques revelou que uma mulher com sintomas de ebola testou negativo para a doença, o que pode significar o surgimento de uma ‘doença X’, ou seja, um novo patógeno para preocupar a humanidade. O caso está sendo investigado e a identidade da mulher vem sendo mantida em sigilo absoluto.