in

Emergencial: Anvisa avalia o uso de duas vacinas contra a Covid-19 ainda neste domingo

Agência Nacional de Vigilância Sanitária fará a análise das solicitações sobre duas vacinas.

Gazeta do Povo

Por conta da atual situação do país onde o número de infectados com a Covid-19 não param de crescer e a pressão para um imunizante é cada vez maior, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fará uma análise emergencial duas vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Essa reunião será ainda na manhã deste domingo (17).

Publicidade

A análise será das vacinas Oxford e CoronaVac. Para se ter uma tomada de decisão, serão necessárias as atuações de cinco integrantes da diretoria do colegiado a Anvisa. Todos esses integrantes tiveram a nomeação do presidente da República, Jair Bolsonaro.

De acordo com a agência, essa situação é inédita, nunca aconteceu uma reunião desse colegiado em um domingo. O encontro tem início às 10h da manhã e deve durar por aproximadamente cinco horas. Para quem quiser acompanhar essa transmissão, deverá ficar atento aos canais digitais do órgão.

Publicidade

O primeiro pedido a ser analisado é o do Instituto Butantan para a aplicação da CoronaVac, que foi desenvolvida conjuntamente com o laboratório Sinovac. Já o segundo pedido, é feito pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, que está solicitando usar as doses da vacina que também foi desenvolvida em parceria, dessa vez com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca.

Publicidade

Publicidade

Essa decisão emergencial cabe aos diretores uma análise diferente do que ocorre com os ritos convencionais para o registro de uma vacina no Brasil. Segundo a Anvisa, essa equipe fará a análise de pareceres que foram elaborados pelas áreas técnicas, somando 50 pessoas.

Essas análises devem levar em conta os seguintes itens: qualidade; boas práticas no processo de fabricação; estratégias de monitoramento e controle; e resultados provisórios que foram obtidos em ensaios clínicos.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .