Por conta da atual situação do país onde o número de infectados com a Covid-19 não param de crescer e a pressão para um imunizante é cada vez maior, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fará uma análise emergencial duas vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Essa reunião será ainda na manhã deste domingo (17).
A análise será das vacinas Oxford e CoronaVac. Para se ter uma tomada de decisão, serão necessárias as atuações de cinco integrantes da diretoria do colegiado a Anvisa. Todos esses integrantes tiveram a nomeação do presidente da República, Jair Bolsonaro.
De acordo com a agência, essa situação é inédita, nunca aconteceu uma reunião desse colegiado em um domingo. O encontro tem início às 10h da manhã e deve durar por aproximadamente cinco horas. Para quem quiser acompanhar essa transmissão, deverá ficar atento aos canais digitais do órgão.
O primeiro pedido a ser analisado é o do Instituto Butantan para a aplicação da CoronaVac, que foi desenvolvida conjuntamente com o laboratório Sinovac. Já o segundo pedido, é feito pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, que está solicitando usar as doses da vacina que também foi desenvolvida em parceria, dessa vez com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca.
Essa decisão emergencial cabe aos diretores uma análise diferente do que ocorre com os ritos convencionais para o registro de uma vacina no Brasil. Segundo a Anvisa, essa equipe fará a análise de pareceres que foram elaborados pelas áreas técnicas, somando 50 pessoas.
Essas análises devem levar em conta os seguintes itens: qualidade; boas práticas no processo de fabricação; estratégias de monitoramento e controle; e resultados provisórios que foram obtidos em ensaios clínicos.