in

Amazonas clama por socorro para salvar 60 bebês sem oxigênio; Doria ataca Bolsonaro

Bebês terão que ser transferidos para outros estados; São Paulo e Paraná se colocam à disposição.

Reprodução G1 / Facebook João Doria / Reprodução Globo

A cidade de Manaus vive um colapso no sistema de saúde, devido à falta de oxigênio para atender pacientes que precisam de ventilação mecânica. A pandemia de Covid-19 agravou a situação na capital do Amazonas e todo o Brasil tem acompanhando o que acontece na cidade da região Norte do país.

Publicidade

Pacientes já morreram entre quinta e sexta-feira (15), devido à falta do insumo básico. A cidade de Manaus foi a primeira a sofrer com o pico de casos e de mortes em decorrência da Covid-19 no Brasil, em meados de abril e maio. Desde dezembro, uma segunda onda atingiu a cidade, que foi uma das sedes brasileiras na Copa do Mundo de 2014.

Nesta sexta, durante apresentação da atualização do Plano São Paulo, o governador João Doria (PSDB) falou sobre a notícia que recebeu de Manaus. Bebês recém-nascidos estão precisando de ventiladores mecânicos para sobreviverem nas UTIs neonatal de hospitais da cidade.

Publicidade

Doria afirmou que conversou com o secretário de Saúde do estado e que atenderá aos 60 bebês que precisam de transferência. O governador de São Paulo disse que, ao término da coletiva, o secretário conversaria com o secretário de Saúde do Amazonas para alinhar os trâmites de transferência.

Publicidade

“Pra quem é pai e quem é mãe, não tem oxigênio pra bebê? A irresponsabilidade do governo Bolsonaro, me choca isso, como brasileiro”, disse Doria, que aproveitou para alfinetar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Publicidade

O estado do Paraná também se colocou à disposição para atender os bebês amazonenses. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) afirmou que ofereceu 25 leitos de UTI neonatal para receber bebês vindo de Manaus. O pedido teria sido feito à Sesa pelo Ministério da Saúde. Ainda não há confirmação de quem vai receber os bebês.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!