O Brasil todo está acompanhando a situação dramática que vive os pacientes internados em hospitais de Manaus, no Amazonas. A falta de cilindro de oxigênio na capital amazonense tem gerado revolta em muita gente em todo o país.
Devido à crise de saúde em Manaus, outros estados estão recebendo pacientes de Manaus. A solução, que pode parecer boa para alguns, tem recebido muitas criticas. Na manhã desta sexta-feira (15), uma mulher se desesperou em frente a um Hospital 28 de agosto.
Daniela Spener, de 58 anos, encarnou a revolta de muitos brasileiros neste momento e foi ouvida pela imprensa que estava presente na frente do hospital. O tio dela, de 62 anos, está internado desde quarta-feira e vai ser transferido para o Piauí.
“Por que, ao invés de levar corpo, eles não trazem as coisas para cá? Por que não trazem as coisas de que o Hospital precisa? Agora ficam jogando os corpos para lá e para cá. Não tem sentido”, disse Daniela., aos gritos, na porta do Hospital 28 de agosto.
Em ação coordenada pelo @minsaude. Pacientes com #Covid19 internados em leitos clínicos em Manaus (AM) começaram a ser transferidos para oito capitais.
Já foram enviados 700 cilindros de oxigênio e 5.000 m³ de oxigênio líquido. Saiba mais:
— Ministério da Saúde (@minsaude) January 15, 2021
“Como é que vão aguentar corpo para lá e para cá dentro de um avião? Isso não tem lógica, vai ficar mais difícil dentro de um avião, longe da família, não sei onde”, esbravejou a mulher. Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) vão fazer o transporte de pacientes para outros estados.
De acordo com o governo federal, a FAB vai transportar 235 pacientes para outros estados. O Ministério da Defesa informou que haverá transferência para Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão. Hoje, pacientes foram transferidos para Teresina, capital do Piauí.