Um incêndio de grandes proporções atingiu uma ocupação intitulada de “Unidos Venceremos”, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na noite da última quinta-feira (14). As chamas tomaram conta dos barracos, deixando um cenário de destruição. O complexo fica ao lado de um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida. Apesar do susto, não houve o registro de nenhum ferido.
De acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o incêndio atingiu cerca de 250 barracos. Todos os desabrigados foram conduzidos para um complexo esportivo situado em Campo Grande. A Secretaria de Assistência Social afirmou que 125 famílias foram cadastradas pelo poder municipal. Cerca de 217 pessoas ficaram desabrigadas. Deste quantitativo, 55 são crianças e 162 são adultos.
Alguns desabrigados conseguiram dormir em casas de familiares e amigos. Quatro homens foram encaminhados para abrigos.
A operação
Diante do início das chamas, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local da ocorrência. Militares de Santa Cruz, Campo Grande, Irajá e Itaguaí se deslocaram para atender o chamado por volta das 20h20.
Desabafo
Responsável por dar suporte aos desabrigados, a secretária de Assistência Social, Laura Carneiro, permaneceu no complexo a noite toda. De acordo com ela, todas as pessoas receberam lanche e colchões para passar a noite.
Em entrevista ao G1, ela externou a situação desoladora encontrada, e destacou a necessidade de ajuda para estas pessoas.
“Eles perderam tudo. Na verdade, a gente gostaria de ter, neste momento, roupas. Pois a alimentação, água, insumos, álcool em gel e máscaras, conseguimos regularizar durante a noite”, afirmou a secretária.
Nas redes sociais, grupos se mobilizaram para ajudar os desabrigados, organizando campanhas para doações de roupas e alimentos.