in

Nova cepa do coronavírus leva o caos a Manaus, diz epidemiologista e número de mortes aumenta

Desde o ano passado que o pesquisador vem emitindo alertas, mas infelizmente não foi ouvido.

DiárioDoNordeste

Na noite desta última quarta-feira o epidemiologista Jesem Orellana fez um alerta sobre a situação de Manaus, ele trabalha na Fiocruz-Amazônia e usou as redes sociais para mostrar ao país o caos que estava na região.

Publicidade

De acordo com Jesem, Manaus se tornou a ‘capital mundial da pandemia de Covid-19’ e o que se viu depois disso foram várias reportagens mostrando que a situação realmente estava caótica por lá. 

O caos sanitário e humanitário em que a cidade mergulhou durante a segunda onda, traduzido pelo pico explosivo de mortalidade e de internações em leitos clínicos e de UTI no início de janeiro, não deixa qualquer dúvida sobre a extensão da tragédia anunciada“, disse o epidemiologista em seu alerta.  

Publicidade

Uma curiosidade é que este profissional está emitindo alerta desde agosto do ano passado, foram 13 ao todo, mas só agora a situação em Manaus realmente ganhou destaque. Ontem a situação ficou ainda pior porque vários hospitais de Manaus se viram em uma situação ainda mais complicada, pois faltou oxigênio e os pacientes começaram a morrer asfixiados. 

Publicidade

Jesem deu uma entrevista ao Estadão e mais uma vez alertou para o fato de que desde agosto de 2020 já estava claro que a situação ficaria pior se nada fosse feito e infelizmente isso acabou acontecendo.  

Publicidade

Segundo o pesquisador, uma nova cepa do coronavírus seria a explicação para o caos em que Manaus mergulhou e a explosão de casos confirmados e mortes em decorrência da Covid-19. 

Para Jesem, as mortes que estão sendo registradas agora estão acontecendo pelo fato das pessoas terem sido infectadas há duas semanas, principalmente nas festas de virada de ano, quando os cuidados foram deixados de lado. 

Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br