in

Bolsonaro vai ser o 1º brasileiro a se vacinar contra a Covid-19? Bastidores se agitam

Quem vai ser o primeiro brasileiro a se vacinar contra a Covid-19 no país?

Agência Brasil / Governo de SP

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello informou, nesta quinta-feira (14), que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil terá início no dia 20 de janeiro, cinco dias antes do que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), havia prometido começar a vacinação no estado.

Publicidade

A Covid-19 já matou mais de 200 mil pessoas em todo o Brasil. O país é o segundo em número de óbitos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Desde o começo da pandemia, em março, os bastidores da política brasileira estão agitados e colocam Doria e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em lados opostos.

Doria tem trabalhado para que a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, seja a vacina utilizada. O governo federal, liderado por Bolsonaro, tem duas posições: a do próprio presidente e a do Ministério da Saúde.

Publicidade

Bolsonaro já afirmou que a vacina não será obrigatória, ao contrário do que queria Doria. Bolsonaro também colocou o seu cartão de vacinação em sigilo. Com isso, ninguém saberá se o presidente tomou ou não a vacina contra a Covid-19.

Publicidade

Aí entra um ponto importante: quem será o primeiro vacinado no Brasil? Jair Bolsonaro vai querer tomar a vacina e posar como o primeiro brasileiro a receber o imunizante? Ou ele vai deixar que Doria o faça? Esta imagem pode ser importante na campanha eleitoral de 2022.

Publicidade

No momento, a vacina do Butantan e da parceria entre Universidade de Oxford e Fiocruz estão aguardando autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial do imunizante. De acordo com pesquisa, 73% dos brasileiros querem se vacinar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!