O Brasil também está desenvolvendo uma vacina contra a Covid-19, porém, ela deverá ter os testes finalizados somente a partir do ano que vem, já que o projeto vem enfrentando uma série de problemas. A Fiocruz bem que gostaria de adiantar seus projetos, mas só agora começaram os testes em hamsters.
O Instituto Butantan também tem alguns projetos, inclusive em fase pré-clínica, mas também tem enfrentando dificuldades, principalmente no que diz respeito à falta de financiamento.
Os cientistas brasileiros são enfáticos ao afirmarem que o governo não tem demonstrado nenhum interesse em incentivar uma vacina que seja 100% nacional e isso é um sério problema porque a pandemia continua fazendo vítimas diariamente.
É grande a expectativa para que o Brasil dê início à campanha de vacinação contra a Covid-19, mas utilizando as vacinas Coronavac e a da Universidade de Oxford, por isso os cientistas afirmam que seria importante que o país tivesse seu próprio projeto e já em fase adiantada.
No Brasil há quase vinte projetos em desenvolvimento para chegar a uma vacina que ofereça proteção contra o novo coronavírus, mas os estudos estão bem atrasados em relação ao restante do mundo. Enquanto por aqui os testes ainda são realizados em células ou animais, em outros países a vacinação já começou e milhares de pessoas estão sendo imunizadas.
Apesar das dificuldades, os cientistas brasileiros continuam trabalhando duro e esperam que pelo menos até o ano que vem possam ter uma vacina brasileira contra a Covid-19, pronta para ser aplicada na população.