Soerjanto Tjahjono, chefe do Comitê Nacional de Segurança do Transporte da Indonésia, informou que as equipes conseguiram encontrar as duas caixas-pretas do avião que caiu ontem. As caixas poderão ser recuperadas ainda hoje e com isto as autoridades esperam esclarecer o que pode ter ocasionado esta tragédia.
As gravações nas caixas mostram não só as conversas da tripulação como também os problemas que o avião pode ter enfrentado antes de cair no mar.
O Boeing 737-500 deixou de fazer contato com a torre poucos minutos após a decolagem, o voo SJY 182 tinha a ilha de Borneo como destino, mas por volta das 4h40 da madrugada de ontem, pelo horário de Brasília, sumiu dos radares.
Foi informado neste último sábado (09), que a aeronave perdeu cerca de 10 mil pés em poucos segundos e isto é uma característica de quando a aeronave está caindo, por isso as autoridades já esperavam pelas piores notícias.
Pescadores chegaram a encontrar restos de roupas e até algumas peças que seriam do avião, por isso as equipes de resgate estão mais focadas no mar ao norte da capital da Indonésia. O CEO da empresa responsável pela aeronave informou que a manutenção estava em dia e que o atraso no voo se deu em decorrência de uma tempestade.
Partes de corpos foram encontradas no mar de Java pelas equipes de resgate e as buscas continuarão por tempo indeterminado. As peças do avião foram encaminhadas para análise e todos esperam que o tempo fique bom para não atrapalhar a varredura que vem sendo feita na região.