Enquanto a indefinição acerca do futuro do Auxílio Emergencial continua, a Caixa Econômica Federal (CEF) dá seguimento ao cronograma de liberação de saques e transferências do benefício. Nesta segunda-feira (11), o banco estatal retoma o calendário contemplando aprovados no programa nascidos em maio.
Esta será a terceira de 10 liberações que a Caixa fará ao longo do mês de janeiro. O cronograma foi iniciado na última segunda (4), com liberação para beneficiários nascidos em março. Já na quarta-feira (6), foi a vez dos aprovados nascidos em abril. A liberação para saques e transferências vai até o dia 27 de janeiro, quando os beneficiários nascidos em dezembro receberão a liberação do dinheiro.
Confira abaixo o cronograma detalhado:
Além do saque, os beneficiários que possuem saldo disponível na conta digital podem utilizar o dinheiro do benefício para efetuar o pagamento de conta e realização de compras por meio do cartão de débito virtual.
Para sacar o montante, basta acessar o aplicativo Caixa Tem, fazer o login e selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”.
Na sequência, o beneficiário tem até uma hora para que, com o código, faça o saque nos caixas eletrônicos da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e Casas Lotéricas.
Vai prorrogar?
Até o momento, o cenário acerca de uma possível continuidade do benefício em 2021 está incerto. Embora o governo se mostre contrário à ideia, parlamentares já se movimentam para tentar a prorrogação do Auxílio Emergencial. Nas eleições para a Câmara e Senado o assunto está sendo fortemente abordado, mas não há previsão e sequer a certeza de que o assunto será tema de votação no Congresso.