in

Mandetta ironiza Bolsonaro e protocolo do ex-ministro no começo da pandemia é detonado

Luiz Henrique Mandetta parabenizou o Instituto Butantan e alfinetou o Governo Federal.

Agência Brasil / Reprodução Globo

Ex-ministro da Saúde do governo do presidente Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta usou as redes sociais para parabenizar a equipe do Instituto Butantan, nesta quinta-feira (7), após a instituição centenária divulgar o resultado dos testes da CoronaVac.

Publicidade

A vacina produzida pelo Butantan com o laboratório chinês Sinovac tem 78% de eficácia para casos leves e 100% de eficácia para casos moderados e graves. O resultado tem sido comemorado pela comunidade científica brasileira.

No Twitter, Mandetta postou os parabéns e não deixou de alfinetar o governo do presidente Jair Bolsonaro, de quem foi ministro da Saúde até abril do ano passado. Logo no começo da pandemia, Mandetta acabou exonerado por bater de frente com Bolsonaro, que à época já defendia o uso da hidroxicloroquina.

Publicidade

“Parabéns equipe do Butantã, meu caro Dimas Covas. Ciência. Foco. Disciplina. Agora é ver se a ‘logística’ não vai atrapalhar”, alfinetou Mandetta. As declarações do ex-ministro repercutiram. São mais de 35 mil curtidas e quase dois mil comentários.

Publicidade

Muitos internautas criticaram Mandetta por um posicionamento do ministro no começo da pandemia. À época, ainda com pouco conhecimento sobre a Covid, Mandetta pediu às pessoas que procurassem um hospital somente quando estivessem com falta de ar. Os apoiadores de Bolsonaro defendem o tratamento precoce, mesmo sem comprovação científica.

Publicidade

“Meu pai morreu por causa do seu protocolo assassino, e ele não tinha Covid, mas foi entubado assim que chegou sem atestarem o que ele realmente tinha, que era uma embolia. Fez 3 exames que deram negativo, mesmo assim ficou entubado uma semana e morreu. Era o seu protocolo”, criticou um internauta.

“Por você teria todo mundo morrido… Médico que não sabe que a clínica é soberana. Pudera, formou-se em faculdade de medicina que faliu… Para uma faculdade de medicina falir, não é bom sinal”, escreveu mais um internauta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!